Dicas simples que harmonizam o ambiente

Este post vai te dar dicas de como equilibrar a casa e deixá-la cada vez mais agradável, baseado nos ensinamentos da arte milenar denominada Feng Shui.

Afinal, nosso lar é nosso refúgio e precisamos nos sentir muito bem enquanto descansamos ou aproveitamos os bons momentos de folga – sem esquecer daqueles que trabalham em casa (veja nossas opções para organizar seu Home Office aqui).

A primeira coisa a se fazer para equilibrar a energia do ambiente é uma limpeza. Limpeza é essencial para eliminar as impurezas. Além de limpos, os móveis e objetos devem ser utilizados: coisas paradas são fonte de energia ociosa. Pratique o desapego, doe o que não lhe é útil a você para alguém que precise daquilo. Mantenha móveis e objetos que te façam bem por perto e não procrie bagunça.

Fonte: Constanza (Flickr –Creative Commons)Fonte: Constanza (Flickr –Creative Commons)

A natureza e seus elementos são uma grande fonte de energia positiva. Animais de estimação são um bom exemplo disso: eles energizam o ambiente de uma forma muito positiva.

Além da limpeza, é fundamental não dificultar a abertura de portas. O Feng Shui dá uma atenção especial a elas, pois é por elas que a energia entra em casa. Portas devem abrir por completo e sem nenhuma dificuldade. Como a porta é um dos elementos dos quais se deve ter maior cuidado quando se trata de equilíbrio do ambiente, recomenda-se colocar elementos naturais ou objetos que remetam à natureza perto dela, especialmente à água. Sinos de vento (de metal) pendurados atrás da porta atraem boas energias e é importante não colocar espelhos e janelas em frente à ela para que a energia não se dissipe com o reflexo e nem com a janela.

Cuidado ao posicionar escadas em frente à porta de entrada, pois assim a energia que entra pela porta da frente pode subir somente para o segundo andar e se concentrar lá.

Fonte: Emdot (Flickr) Creative CommonsFonte: Emdot (Flickr) Creative Commons

Ainda falando sobre portas e janelas, procure deixar as passagens entre duas portas sempre livres. Não fazer isso pode gerar um obstáculo ao relacionamento entre duas pessoas e gerar conflitos. O ideal mesmo é que os caminhos não sejam bloqueados de nenhum jeito, deixando-os sempre livres e permitindo a circulação.

Abuse de plantas dentro de casa. Elas podem ser colocadas em qualquer cômodo, dão um ar super sofisticado e delicado e dão bastante equilíbrio para os ambientes. Natureza presente é sinônimo de boas energias e de equilíbrio.

 Nos quartos, cuidado ao posicionar a cama de modo que ela fique de costas para a janela ou para a porta, pois para o Feng Shui isso significa traições. A cama deve receber as energias de frente, além de ser claro e relaxante.

JoomShaper